18/02/2013

INDIGNEI-ME !...


INDIGNEI-ME

dentro do tempo tanto
já vivido de viver
quanta indignação
sovado sem tempero
por pai e mãe
vaiado por ser fraco e pobre
sem vintém

indignaram-me!...

fiz-me à vida sem cansaço
no percurso desigual
quase sempre em contra mão
subi montanhas
donde a meio me resvalei
fui do amor amante
de ser capaz sempre acreditei

indignado!...

fui à guerra África minha
bebi da luz do entendimento
porque não bastava conhecer
por mais deus que poluísse o pensamento
o básico era entender
desmistificar em mim o preconceito
deixar a vida acontecer

indignei-me!...

atirei mitos ao chão
ídolos inventados no imaginário surreal
amei a mulher como Tristão
e todo o mundo vivo original
até que entrei em derrapagem
queria andar escorregava
vivi na natureza como um selvagem

indigna-me!...

lancei escoras por amparo
construi pontes túneis viadutos
atravessei abismos infernais
em cada esquina parei a tomar fôlego
a regurgitar da consciência
a luz oculta da memória
a desvendar dos seus segredos

indignidade!...

atravessei conceitos absurdos
cada cabeça sua sentença
dividido em labirintos da intriga
a descobrir que havia outro submundo
além do da malta o das elites
o mesmo assalto com fins diferentes
ambos a seu modo de viver

indignação!...

descobri a falsidade de argumentos
em que nos encaixam pelo medo
políticos religiosos ladrões e usurários
movendo-se entre capitais de risco
de que somos o aval instante
quando cessa o prazo de validade
da sabedoria que emolduraram

indigno!...

descobri que o espírito
é uma emanação da matéria decomposta
em consonância com o ar que se respira
e que prolonga ou elimina
em razão da concistência orgânica
e dos fluxos cósmicos à deriva
o tempo de viver sem remissão

indignar!...

ao invés da alma que é insana
alimenta o corpo amplia a fantasia
reune os elementos decompostos
separa os sem remédio 
revitaliza os apenas adormecidos
capta os iãos e os mistura
e lança farpas sobre a morte entontecida

indignidade!...

a alma sim é da humanidade a dimensão
exprime-se através dum sorriso
os olhos são o portal via d'entrada
ilumina todo o ser por mais humilde
não pergunta se tens mas se queres ser
exibe a força gigantesca do querer
e envolve tudo em puro amor

autor: jrg

1 comentário:

Zélia Chamusca disse...

Poema extraordinariamente rico em profundidade de pensamento, em indignação petante o mal e em mensagem de amor!
Parabéns Grande Poeta João Raimundo Gonçalves!
ZCH