21/11/2009

THIERRY HENRY - UM GESTO QUE RESSALTA DA MEDIOCRIDADE GERAL

""Thierry Henry pediu ontem a repetição do França-Rep. Irlanda (1-1) - 2ª mão do play-off de acesso ao Mundial de 2010 - mas a FIFA reagiu com um rotundo 'não'. "Lamento imenso. A Irlanda merecia estar na África do Sul", disse o francês.""
Esta noticia, inserida no Jornal Correio da Manhã de hoje, é uma manifestação de lealdade a si próprio, enquanto homem, e aos outros, num mundo, o do futebol, em que os valores estão todos adulterados pelo vício e o negócio de milhões que representa.
A noticia surpreendeu-me positivamente, é uma gota de alva ou doirada preciosidade, nas relações do homem consigo próprio; como seria tudo mais fácil se cada um reconhecesse que os valores dos outros são muitas vezes silenciados por um ardil mesquinho, por uma ilusão de aparência, por um momento de desconexão com a realidade conjunta; como a complementaridade das relações homem mulher não se reduziria a um toque sensual da personalidade, mas a ela em concreto, o amor é poesia e a poesia nem sempre rima, por vezes corre solta e desabrida, rebelde, intempestiva e não deixa de ser bela, apetecida...; como as relações de trabalho na sociedade assumiriam uma equitativa racionalidade na redistribuição dos proveitos e das responsabilidades; como a convivência do homem com o Planeta, na sua diversidade, espécies, ambiente, consubstanciaria uma perene qualidade de toda a vida.
Obrigado Thierry Henry, serás provavelmente ostracizado na poderosa França, mas permanecerás um exemplo de dignificação da espécie humana, pela arte ímpar com que jogas a bola e a humildade do ser que não se esgota nos conluios que os lobbies tecem.
autor: JRG

Sem comentários: