21/04/2010

DISSERAM-ME...



foto net


***


disseram-me que era filho de Deus
como todos os Homens a Natureza os Animais
que Ele fizera o Céu a Terra os Mares
antes fora filho de Marte Júpiter Neptuno Zeus
nascido de mitos ou de acasos virtuais
e não esta fragrância entre rochedos ímpares 

disseram-me que era filho da nação
obediente a Deus ao amo aos pais e ao imperador
que na minha essência estava protegido
antes fora filho dum improviso absurdo da razão
criança adulta sem perder da vida o amor
e não este ser adúltero da lei e do viver fingido

disseram-me que era filho do homem pai e mãe
herdeiro dos bons costumes e virtudes
que procriasse trilhando caminhos já iluminados
antes fora filho dum mito ou de ninguém
sobrevivente no meio do caos das leis e das ilicitudes
de onde avultam os sábios mais cotados

disseram-me mentiras doutas e eu acreditei
até que o cérebro confuso explodiu de clarividência
peguei na memória do homem e no pensamento
antes fora tão só filho duma mulher comum sem lei
que é da criação humana a única evidência
e não esta metáfora que me obriga fiel a  juramento

disseram-me então de dentro da milenar memória
que somos seres erráticos meras cobaias
lançados em célula neste espaço por poeiras siderais
a ver se dava vida  ou se vencia a escória
e deu esta mistura de gente que exulta em fúteis vaias
de ter o que não é e ser o que não tem mais

autor: JRG

Sem comentários: