19/12/2009

QUERER OU NÃO QUERER É A QUESTÃO...

o que eu não quero é ser olhado como tirano
nem quero ser sentido indiferente
dói-me a alma de ver decair o ser humano
e a terra à mercê do lucro indigente

o que eu não quero é ser temido como predador
nem quero ser amante amado da vil hipocrisia
dói-me a alma de ver a agonia do amor
de ver fugir a tanta gente a estrela que os guia

o que eu não quero é ser do medo aprisionado
nem quero ser da vontade a cobardia
dói-me a alma de ver o homem acomodado
perdido do belo que premeia a ousadia

querer ou não querer não há meio termo
se sou agente da acção se calo permito o desvario
não posso queixar--me quando estiver enfermo
na derrocada do meu falso poderio

quero ser luz que da lúgubre treva se irradia
e fulgurosa inunda a alva nascitura
servindo o verso que no poema é poesia
e ser do tempo que rege toda a natura

quero ser amor primeiro que ouro poder ou louco
em cada homem mulher criança amar de amigo
em cada jardim floresta na paz descansar um pouco
e sorrir no desencanto de olhar apenas meu umbigo

quero ser além dos quatro o quinto elemento a vida
entre o ar despoluído e o fogo que acalenta
na água que descedenta o corpo e a alma ávida
e ser na terra o deus profano que em tudo atenta

autor: JRG

Sem comentários: